«Comportamento gera comportamento» - a importância do comportamento na nossa vida
17-09-2015 17:42
Nenhum ser é indiferente a outro, quando está em relação com ele.
A maneira com nós nos comportamos afeta a maneira como os outros se comportam.
O nosso comportamento afeta sempre, positiva ou negativamente a relação que estabelecemos com os outros.
O ser humano deve ter a capacidade de se ajustar, em termos comportamentais,àqueles com quem se relaciona, isto porque, o mesmo comportamento pode não ser, do mesmo modo, eficaz para todo o género de pessoas com quem contactamos.
Se desejamos que as pessoas com quem nos relacionamos modifiquem o seu comportamento porque ele «nos afeta» e «prejudica a nossa relação com elas», temos de agir no sentido de modificarmos,nós próprios, o nosso comportamento, quando com elas nos confrontamos.
As pessoas não se comportam do mesmo modo em todas as situações. Elas têm a capacidade de percepcionar a realidade e ajustar-se a ela, em termos comportamentais, de modo a facilitar e tornar positivas as relações interpessoais.
Todos nós devemos estar atentos ao nosso comportamento e ao modo como comunicamos verbalmente e não verbalmente, porque isso influencia, intensa e significativamente, o modo como o outro se relaciona connosco.
O comportamento não é algo com que se nasça, como a cor dos olhos ou a cor do cabelo. É algo que nós vamos adquirindo ao longo da nossa vivência e que podemos modificar e ajustar quando a situação o exige, sempre em função da excelência da comunicação e da relação interpessoal.
As pessoas devem ter a abertura suficiente para experimentarem novas formas de comportamento e de comunicação que permitam o seu ajustamento, cada vez mais eficaz, à relação com os outros.
O comportamento profissional, em particular, pode assemelhar-se a uma máscara, isto porque o sujeito dever ser exemplar na sua relação: simpático, aberto, atencioso, prestável e comunicativo mesmo que, em termos sentimentais e emocionais, devido a condicionalismos diversos da sua vida, tais comportamentos não correspondem ao seu estado atual.
Contudo, devemos ter em conta os princípios gerais do comportamento que podem influenciar a nossa vida pessoal e profissional:
1. Seja um bom ouvinte
2. Tente compreender as reações dos outros
3. Tente conhecer os outros
4. Não veja só os seus interesses
5. Aceite o sucesso dos outros
6. Conheça-se a si mesmo
7.Não tenha mudanças repentinas no seu comportamento
8. Não pense que é o rei de tudo e de todos
Resumidamente: «Agressividade gera Agressividade»
«Simpatia gera Simpatia»