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Será que o mundo ficou surdo?
18-09-2015 18:39Será que o mundo ficou surdo?
«Comportamento gera comportamento» - a importância do comportamento na nossa vida
17-09-2015 17:42O Papel do Educador Social
14-09-2015 18:12
Educador Social - Escolher a própria trajetória
14-09-2015 18:12
Educação em Cidadania - papel do Educador Social
14-09-2015 16:04- Direitos e garantias: direitos e garantias pessoais; direitos, liberdades e garantias de participação politica; direitos económicos, sociais e culturais; direitos e deveres económicos; direitos e deveres sociais (segurança social e solidariedade, saúde, habitação e urbanismo, ambiente e qualidade de vida, família, paternidade e maternidade, infância, juventude, cidadãos portadores de deficiência e terceira idade); direitos e deveres culturais.
- Organização politica e administrativa (presidente da republica, assembleia da republica, governo, tribunais, organização administrativa do poder).
- Organizações e organismos internacionais (União Europeia, direitos à construção de uma cidadania europeia, Organização das Nações Unidas).
- Deveres da cidadania: contributos para a construção de uma cidadania responsável(não efectivação dos direitos e garantias às desigualdades e desfavorecimento social, exclusão social, da exclusão às discriminações - as minorias étnicas e as mulheres, deveres da cidadania).
- Cidadania no espaço escola criando Área de projeto, Estudo Acompanhado e Formação Cívica: participação institucional dos alunos na vida da escola, assembleia de escola, conselho executivo, conselho pedagógico, conselho administrativo, delegado e subdelegado de turma e associação de estudantes.
- Aprender a conhecer que significa dominar os instrumentos do conhecimento, o desenvolvimento do desejo e das capacidades de aprender a aprender. O desenvolvimento de habilidades cognitivas e a compreensão do mundo que o cerca.
- Aprender a fazer que significa conhecer e fazer. Aprender a fazer implica no desenvolvimento de competências que envolvem experiências sociais e de trabalho diversas que possibilitem às pessoas enfrentar, de forma mais autêntica, às diversas situações e a um melhor desempenho no trabalho em grupo.
- Aprender a viver juntos, desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências, no sentido de realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos.
- Aprender a ser que significa que a educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa, isto é, espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade possibilitando ao mesmo, um potencial significativo que permita-lhe um pensamento reflexivo e crítico. Neste pilar,cabe à educação, conferir a todos os seres humanos a liberdade de pensamento e discernimento para que os mesmos sejam capazes de construir a sua própria história com bastante dignidade.

Maus Tratos Infantis - uma Reflexão
13-09-2015 19:41
Os maus tratos infantis existiram desde a Antiguidade em todo o mundo. Abusar de uma criança é uma realidade desde que existe a raça humana.
Nos povos antigos, os primogénitos eram espiões e sacrificados, vejamos na bíblia Abraão e Saul que tentaram sacrificar os seus filhos em nome de Deus.
Na Grécia e Roma o infanticídio foi um modo de eliminar os recém-nascidos com algumas deformações, o abuso infantil era consentido e muitas crianças foram usadas para que os seus pais mostrassem a devoção aos deuses.
Na Idade Média o termo “criança abandonada” não existia, elas eram conhecidas como “enjeitadas” ou “expostas”.
Naquela época a Europa havia passado por diversos períodos de fome, pobreza e à Peste Negra. Tais fatores levaram a população a abandonar seus filhos nas ruas e a cometer infanticídios. Esse estado de calamidade forçou a Igreja e as monarquias a criarem práticas de assistências às crianças expostas.
No Séc.XIX, a proteção dos menores aumentava, os pais ou até mesmo os tutores que tentavam «cobrir» as violências físicas fez com que os maus tratos fossem estudados, formando medidas legislativas em favor das crianças vitimas contra os agressores.
No Séc. XX, surgem novos conceitos: criança maltratada ou criança abusada, isto implicava que a criança não era só vitima de maus tratos físicos, mas também maus tratos emocionais, eram abandonadas, com défice nutricional ou abuso sexual. Contudo, reforçou-se a ideia que os maus tratos não eram só realizados no ambiente familiar, como também em instituições ou pela própria sociedade.
Os maus tratos em crianças e jovens constituem um grave e sensível problema social, de enorme obscuridade. Isto resulta de dois pontos importantes:
1. Fatores culturais e socioeconómicos
2. Precariedade socioeconómicos, alcoolismo, toxicodependência, baixa formação escolar, desemprego e depressão/esgotamento e divórcio.
Hoje os maus tratos podem ser negligência, maus tratos físicos, abuso sexual e abuso emocional. Falaremos então dos vários tipos de maus tratos de forma simples.
1. Mau trato intra-uterino(a mulher magoa de forma intencional o feto com a finalidade de interromper a gestação) e negligência intra-uterina(refere-se má alimentação, consumo de álcool, consumo de tabaco, consumo de medicamentos e o consumo de drogas).
2. Mau trato físico: síndroma da criança espancada (feitas a crianças muito pequeninas, onde as lesões não sendo graves são encobertas pelos agressores, servindo-se de todos os tipos de «ferramentas» para causar essas lesões). Fontana descreve esses mecanismos e instrumentos utilizados pelos agressores (1979,p. 43): "Os pais esmurram, flagelam, batem, esfolam, espancam, estrangulam, batem no estômago, asfixiam com panos e com malaguetas muito picantes, envenenam, abrem-lhes a cabeça, fazem-lhes golpes, rasgam-lhes o corpo, queimam-nos com vapor, azeite ou água a ferver.Utilizam punhos, fivelas de cinto, correias, escovas de cabelo, fios eléctricos, paus de baseball, réguas, sapatos, botas, correntes de bicicleta, atiçadores, facas, tesouras, produtos químicos, cigarros acesso, água a ferver, aquecedores de vapor e chama de gás."
São estes tipos de comportamentos que devemos denunciar e que infelizmente são muito frequentes, não esquecendo que existem pais que utilizam toalhas molhadas e rolos de jornais para agredir as crianças.
3. Mau trato: Infanticídio. Este é o extremo do mau trato. São maus tratos físicos constantes a recém nascidos. Por outras palavras, é o homicídio cometido a uma criança.
Nestes 3 tipos de maus tratos as crianças são diagnosticadas as seguintes lesões: Equimoses (pisaduras/hematomas), feridas/arranhões, queimaduras, alopecia (puxões de cabelo brutais e repetidos, que originam hematomas), fraturas das extremidades, lesões raquídeas (alteração na curva na coluna vertebral provocadas por pancadas com um pau, uma barra de ferro ou um bastão) e fraturas de costelas.
4. Mau trato alimentar - desnutrição, desidratação e envenenamento.
5. Abandono e mendicidade (exploração do menor com coação física e com negligência na alimentação e higiene pessoal).
6. Mau trato emocional - é um dos maus tratos difíceis de diagnosticar comparativamente com os maus tratos físicos. É natural que muitas destas crianças nem apareçam nas urgências, pois o diagnóstico seria de mau feitio, delinquência, hiperatividade ou «uma fase que estão a passar». Contudo, este tipo de mau trato vai marcar de forma negativa o crescimento da criança quando é repudiada, aterrorizada, castigada, insultada e acaba por viver os problemas que a família apresenta. Podemos salientar que a alteração do comportamento da criança devido ao mau trato emocional podemos destacar as constantes mudanças e trocas de escolas, indiferença fria por parte dos progenitores, ausência de regras, excesso de disciplina ou a falta dela, incapacidade de reconhecimento da criança como ser humanos revestido de direitos ou até mesmo de não aceitar como criança, surgindo o incesto, insultos verbais com uma linguagem extremamente forte e agressiva.
7. Abuso sexual. Traduz-se pelo envolvimento do menor em práticas no seu estado de desenvolvimento que visam a gratificação e a satisfação sexual do adulto ou jovem numa posição de poder ou de autoridade sobre aquele. Saliento sinais e sintomas que denunciam a existência de abuso sexual:
- mudança do comportamento na escola;
- diminuição do rendimento escolar;
- insegurança extrema;
- recusa ou medo de ficar com um adulto, ou sozinho com ele;
- medo de algumas pessoas ou lugares;
- perturbações do sono;
- depressão, ansiedade, fobias;
- afastamento ou indiferença;
- auto-mutilação;
- fuga;
- masturbação excessiva, inquietação sexual com outras crianças;
- irritação na vagina ou no ânus.
Contudo, o abuso sexual pode ser visto como:
- Incesto (pai-filha(o); mãe-filho(a);irmão-irmã);
- Abuso sexual fora da família: Pedofilia e Violação;
- Prostituição e Pornografia infantil.
8. Negligência na segurança. Destacamos alguns tipos de acidentes:
- quedas;
- asfixias;
- queimaduras;
- armas de fogo;
- intoxicações;
- acidentes de trânsito;
- zangas domésticas;
- negligência do cuidado médico(existem pais que recusam transfusões de sangue, intervenções cirúrgicas ou injecções para salvar a vida dos filhos, por motivos religiosos).
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31-08-2015 18:13O meu novo blogue foi lançado hoje. Fique atento ao blogue para estar a par das novidades. Pode ler os novos posts via Feed RSS.
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